DNIT libera parcialmente tráfego de veículos pesados na ponte sobre o rio Pindaré
05/05/2025
(Foto: Reprodução) O tráfego no local continua sendo feito no sistema PARE e SIGA, para continuidade das obras. Durante o período de interdição total, veículos pesados foram obrigados a buscar rotas alternativas para evitar a ponte.
Divulgação/PRF
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou, neste fim de semana, a passagem parcial de veículos pesados na ponte sobre o rio Pindaré, localizada na BR-316, entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês. A estrutura estava interditada há um mês por problemas na sua infraestrutura.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Com a nova liberação, caminhões com até 53 toneladas e seis eixos (geralmente com comprimento entre 25 e 30 metros) já podem cruzar a ponte. A passagem de veículos leves já havia sido permitida desde o dia 14 de março.
Apesar da liberação parcial, o tráfego segue no sistema de PARE e SIGA, pois as obras de recuperação continuam no local. Ainda não há previsão para a conclusão dos serviços.
Interdição por risco estrutural
Conhecida como “Ponte dos Índios”, a estrutura foi interditada no dia 3 de março, após indígenas da Terra Indígena Pindaré identificarem sinais de corrosão no vão central da ponte. Parte da estrutura chegou a ceder, o que motivou a interdição preventiva.
A interdição aconteceu após indígenas da Terra Indígena Pindaré detectarem que, embaixo do vão central da ponte há uma corrosão que fez parte da estrutura ceder e cair.
Reprodução/TV Mirante
A ponte é considerada estratégica para o escoamento de cargas entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. A BR-316 é rota fundamental para o transporte de frutas, legumes, verduras e produtos da Zona Franca de Manaus, além de ser interligada aos portos de Belém e Barcarena, no Pará.
Durante o período de interdição total, veículos pesados foram obrigados a buscar rotas alternativas para evitar a ponte.
DNIT libera ponte sobre o Rio Pindaré
Veja as rotas alternativas
➡️ De Teresina (PI) para Belém (PA): seguir na BR-316 até Santa Inês (MA) para acessar a BR-222 e seguir em direção à Açailândia (MA). Em Açailândia (MA), entrar na BR-010 e seguir em direção à Santa Maria (PA) para entrar novamente na BR-316 e continuar em direção à Belém (PA).
Para os que se deslocam de Belém (PA) em direção à Teresina (PI), seguir a rota inversa.
➡️ De São Luís (MA) para Belém (PA): sair de São Luís (MA) pela BR-135 até Miranda do Norte (MA) para acessar a BR-222. Seguir na BR-222 até Vitória do Mearim (MA) para acessar a MA-014 em direção à Pinheiro (MA). Em Pinheiro (MA), entrar na MA-106 e seguir em direção à Governador Nunes Freire (MA) para ingressar na BR-316 e continuar em direção à Belém (PA).