Indígenas ocupam sede do Distrito de Saúde Leste e cobram nomeação de coordenador
14/05/2025
(Foto: Reprodução) Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste) está há três meses sem coordenação. Dsei é responsável pela saúde dos povos indígenas de Roraima, exceto dos Yanomami e Ye'kwana. Movimento indígena ocupou prédio com faixas e cartazes
CIR/Divulgação
Um grupo de indígenas ocupou nesta quarta-feira (14) a sede do Distrito Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (Dsei-Leste) no bairro São Vicente, em Boa Vista, e cobraram a nomeação de uma coordenação para o órgão. O distrito está há três meses sem coordenador.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Antes, o Dsei Leste era coordenado pelo professor Zelandes Alberto Patamona, que foi exonerado do cargo. Lideranças cobram que o novo coordenador seja indicado pelo movimento indígena. O g1 procurou o Ministério da Saúde sobre o assunto e aguarda retorno.
"Como vocês podem ver, estamos representando aqui 45 mil indígenas do estado de Roraima, com mais de 85 comunidades ainda hoje reunidas aqui em Boa Vista. O nosso propósito hoje é o pedido da nomeação da coordenação, que hoje está funcionando apenas com interino", disse o professor Aníbal Dimas, da comunidade Guariba, no Amajari.
O Dsei Leste é responsável pela saúde dos povos indígenas de Roraima, exceto dos Yanomami, que são atendidos por um distrito específico.
Durante a ocupação, os indígenas entram no prédio com cantos e danças e estenderam uma faixa escrita "nomeação da coordenação já". Segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR), a manifestação é pacífica. A mobilização deve continuar até que o pedido seja atendido.
A ocupação faz parte do 5º Acampamento Terra Livre em Roraima, organizado pelo movimento indígena de Roraima, lideranças regionais e coordenação executiva do CIR, que discute a luta pelos direitos dos povos originários.
A mobilização iniciou no dia 5 de maio e ocorre na Praça Ovelário Tames Macuxi, no Centro de Boa Vista.
Movimento indígena inicia Acampamento Terra Livre em Roraima
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.